Number of Posts

Composição de comissões na Câmara de Vereadores está quase fechada

A composição das oito comissões da Câmara Municipal de Salvador que ainda faltam ser anunciadas no biênio 2015/2016, segundo ventila-se nos bastidores,  está praticamente fechada e os nomes devem ser conhecidos até a próxima quarta-feira (25).

A expectativa na Casa é de que o martelo seja batido após reuniões na segunda-feira (23) e terça-feira (24) com o presidente, vereador Paulo Câmara (PSDB).  

Ao todo são dez comissões na no Legislativo municipal, cuja maioria deve ficar com a bancada governista. As duas comissões consideradas as mais importantes já tiveram suas mesas definidas e a base do governo saiu vitoriosa na decisão.

O colegiado de Constituição e Justiça, cuja presidência era cotada pelo PT, ficou com o democrata Leo Prates, vice-líder da bancada do governo no Legislativo municipal. A comissão de finanças tem na presidência o também democrata Cláudio Tinoco.

Apesar das informações que as composições estão praticamente fechadas, as articulações não cessam e ainda nesta semana pode ocorrer, se muito esforço e novos alinhamentos forem feitos, algumas mudanças.

A base governista se movimenta para garantir a permanência de partidos aliados, enquanto a oposição pleiteia aumentar sua participação dentro das comissões.

Depois das duas principais comissões serem definidas, os olhos agora estão voltados para o cobiçado colegiado de Planejamento Urbano, onde se concentrarão os principais debates a cerca da Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Louos) e do novo Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU), cujo projeto deve chegar na Casa em meados de maio, conforme previsto pelo prefeito ACM Neto (DEM) e membros da base do governo.

Além do nome do vereador petista Gilmar Santiago, outro também cotado para a comissão, e indicado pela bancada do PT é o de Arnando Lessa. Neste Carnaval, o vereador criticou a forma como alguns se aproveitam da festa popular para obter lucros exorbitantes e privilegiar pequenos grupos, em detrimento da economia local e participativa.

Ele também foi um dos que pediu a abertura de uma Comissão Especial de Investigação para apurar possíveis irregularidades com a lei “no grande mercado que se transformou o Carnaval de Salvador nos bastidores”, disse em seu Facebook. Dentre suas lutas, tem se destacado em não deixar morrer a discussão sobre a retomada da requalificação da orla de Salvador com a necessária inclusão social das comunidades e comerciantes que sobrevivem da região.
Lessa acredita que tem tido uma boa representatividade na bancada da oposição da Casa. “A comissão de Planejamento Urbano é a que eu e Gilmar fomos indicados pela bancada do PT para fazer parte. Eu sou candidato a presidente da comissão, tenho trabalhado e pedido os votos dos membros da comissão e, graças a Deus, tenho tido uma boa representatividade”, disse.

A especulação ventilada na Câmara é que a vice-presidência da Comissão que vai ter papel importante no debate sobre o PDDU ficará com Paulo Magalhães (PSC).

 O vereador do PSB, Silvio Humberto, deve ficar com a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, muito embora o colegiado também seja cotado pelo PTN, conforme informou o vereador Kiki Bispo, primeiro secretário da mesa diretora do Legislativo municipal.

Segundo o petenista, além do colegiado de Desenvolvimento Econômico, que teve à frente o edil Tiago Correia (PTN), a Educação é a outra pleiteada. “Já tínhamos essas duas presidências. Então a tendência é que consigamos emplacar mais duas. A de Desenvolvimento, e a de Educação, que é uma bandeira que o partido tem em seu conteúdo programático”, declarou.

 O pepista Euvaldo Jorge deve permanecer à frente do colegiado de Transportes, Trânsito e Serviços Municipais. Euvaldo já foi secretário municipal de Transportes. Três colegiados ainda não estariam completamente fechados: de Reparação, Defesa do Direito da Mulher e Direitos do Cidadão.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2015/02/20/composicao-de-comissoes-na-camara-de-vereadores-esta-quase-fechada
Composição de comissões na Câmara de Vereadores está quase fechada Composição de comissões na Câmara de Vereadores está quase fechada Reviewed by Washington Oliveira on fevereiro 20, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

RADIO LIBERDADE

Business

Ao Vivo